A energia eólica é uma categoria de energia gerada a partir da força dos ventos. Os aerogeradores, que ficam na parte superior das torres eólicas, captam a energia cinética de uma ventania, transferindo-a para um gerador elétrico, responsável por transformá-la em energia elétrica.
Além de abundante, ela é renovável e pode ser obtida em diversos lugares do mundo. É importante dizer que as diversas torres que compõem um parque podem ser instaladas no mar ou em terra, desde que seja em lugares cuja incidência de ventos fortes é alta.
Essas torres precisam de manutenção correta, eficiente e segura. Quer entender qual é o processo de construção das torres, sua manutenção e os riscos envolvidos? Então confira esse artigo.
O que são as torres eólicas?
As Torres Eólicas são a fonte de energia mais limpa hoje, após a energia nuclear. Elas geram energia partir dos ventos que movem as pás do moinho, estas, no que lhes concerne movem a turbina convertendo energia cinética em elétrica. Para a montagem e manutenção de torres eólicas é preciso a contratação de andaimes suspensos e outros equipamentos.
Local de instalação das torres de energia
A definição do local de instalação das torres com os aerogeradores depende de vários estudos feitos por profissionais especializados. Cabe-lhes tomar essa decisão em virtude da influência que uma torre pode exercer nas demais: elas devem ser posicionadas a fim de evitar que uma não “roube” o vento de outra.
Deve-se considerar, então, o tamanho do terreno destinado ao parque eólico para estabelecer distâncias ideais entre as torres. Não atoa, é desenhado um projeto específico apenas para a alocação dos aerogeradores.
Qual é o processo de construção das torres de energia eólica?
As torres são construídas em indústrias e levadas até o parque eólico. No caso das torres metálicas, o especialista precisa desenvolver um projeto específico, sendo encaminhado à fábrica, normalmente de tubos, para produção. O tubo chega ao campo todo partido e acaba de ser montado no local. Do contrário, é inviável transportá-lo, afinal, hoje, as torres são muito altas e, por vezes, precisam ser levadas de um estado a outro.
Em contrapartida, as torres de concreto são produzidas em fábricas volantes construídas em locais próximos ao parque eólico. Nesse caso, elas são pré-fabricadas em pedaços e finalizadas no ponto de instalação. Como elas não precisam vir de longe, isso é tratado como um benefício por vários projetistas.
Operação e Manutenção de Parque Eólico
Um passo importante para o bom desempenho de uma usina de energia eólica em pleno funcionamento consiste na eficiência do seu programa de manutenção e operação. O plano de manutenção consiste, basicamente, em três fases. Manutenção corretiva, preventiva e monitoramento.
Normalmente, os investidores de parques eólicos compram dos “traficantes de aerogeradores” um pacote incluindo peças e serviços para manutenção. Esse período de garantia se estende por alguns anos. No entanto, apesar dessa tendência mundial, incluindo-se o Brasil, existem experiências que, gradualmente, ocorrem com mais frequência de investimento dos proprietários de parques eólicos nos programas internos de manutenção.
Com o plano de manutenção, é possível verificar quando as peças, componentes dos equipamentos, necessitam de substituição. Geralmente, os fabricantes de aerogeradores oferecem de 2 a 5 anos de garantia para reparos ou substituições de peças.
Custo da Manutenção
A maioria dos contratos entre fabricantes e proprietários de parques eólicos contém uma cláusula que proíbe a divulgação de qualquer parte dos contratos, incluindo os custos de operação e manutenção (O&M). A informação valiosa de custos não pode ser compartilhada.
Em geral, estão inseridas nos custos de manutenção, a manutenção preventiva, corretiva, as peças de reposição e os equipamentos de segurança (EPIS) para os técnicos. No entanto, existem divergências sobre o quanto investir nesse orçamento, uma vez que as mudanças dos requisitos para manutenção e os avanços tecnológicos dificultam essa previsão.
Peças de reposição e equipamentos de manutenção.
A maioria das instalações eólicas está localizada em áreas rurais onde o vento é abundante. No entanto, devido à localização, a manutenção ou reparo pode sair caro caso não se tenha um programa de manutenção interna.
Grande parte do custo deve-se à contratação de terceirizadas, aluguel de equipamentos como andaimes suspensos por exemplo, ou ao dia dos aerogeradores parados. É necessário um estoque com as peças de reposição recomendadas pelo fabricante, e o tempo de inatividade de um aerogerador será minimizado se esse materiais/componentes estiverem estocados nas proximidades do parque eólico.
MANUTENÇÃO CORRETIVA
Ela tem a vantagem de ser simples e não precisa de meios avançados, tais como softwares, porém o risco de ter um alto tempo de parada no funcionamento do componente é elevado, o que pode gerar um grande prejuízo.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Inicialmente, necessita de um pequeno investimento para estabelecer o modelo de intervenção, depois, é simples e não requer sequer meios avançados, entretanto existe o risco de correr intervenções muito frequentes com custo elevado. Há também, o risco de as intervenções serem tardias, não sendo capaz de evitar um defeito em algum componente, tornando-se semelhante a uma manutenção corretiva.
MANUTENÇÃO PREDITIVA
Permite predizer com bastante antecedência quando ocorrerá um defeito, de maneira que é possível programar uma intervenção com baixos tempos de parada. Entretanto a complexidade é alta e requer meios avançados e pessoal qualificado, o que gera um custo alto.
MANUTENÇÃO SISTEMÁTICA
Mantendo um intervalo fixo para a troca de peças, equipamentos e fluídos para os componentes, a manutenção sistemática ocorre seguindo as verificações periódicas dos técnicos em energia eólica, as vantagens neste procedimento se aplica a possível programação de paralisação dos equipamentos nos parques eólicos e ao custo estipulado seguindo estes intervalos.
MANUTENÇÃO CONDICIONADA
A manutenção inteligente ou manutenção condicionada dos aerogeradores é realizada seguindo um pré determinado acontecimento, ou seja, sensores emitem informações ao painel de sistema onde técnicos poderão acompanhar todo o processo, o autodiagnóstico possibilita a manutenção eficiente e rápida de diversas peças do equipamento, este procedimento aumenta a longevidade dos equipamentos, aumenta a produtividade e oferece menos custos para os parques eólicos.
CONCLUSÃO
Agora que você já sabe tudo sobre a manutenção de torres eólicas no Brasil, basta contratar o equipamento necessário! Para isso, entre em contato agora com a Aeroandaimes e solicite seu orçamento!
Central de atendimento: +55 (21) 2580-5503 / +55 (21) 96977-1234
comercial@aeroandaimes.com.br
Skype: Comercial