TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM MOVIMENTO VERTICAL
E SEGURANÇA NO TRABALHO.
 

MONTAGEM POR DE MEIO DE CONTRAPESO: ERROS COMUNS E COMO DEVE SER FEITA DE FORMA CORRETA

O contrapeso é uma carga usada para estabelecer um equilíbrio de forças. Na construção, eles são usados no processo de levantamento de massas de peso elevado.

Montagem por de meio de contrapeso: erros comuns e como deve ser feita de forma correta

 01/07/2021 às 14:31  Andaimes    

Montagem por de meio de contrapeso: erros comuns e como deve ser feita de forma correta

O contrapeso é uma carga usada para estabelecer um equilíbrio de forças. Na construção, eles são usados no processo de levantamento de massas de peso elevado. Por isso, a montagem por meio de contrapeso deve ser feita de forma correta ou pode acarretar danos altíssimos. Esse equipamento, de forma simplificada, auxilia a montagem.

Ele deve ser realmente manuseado, sem ter seu uso substituído por algo que imite a sua função. Existem diversos equipamentos que auxiliam as indústrias em seus projetos para melhorar a eficiência e produtividade das obras. Cada um tem sua importância na construção e são fundamentais para melhorar os processos. Quer entender qual é a montagem correta por meio de contrapeso e os erros mais comuns? Então confira esse artigo e esteja preparado para esse manuseio tão importante e útil.

Quais são as regras para o uso do contrapeso?

Na utilização do sistema contrapeso como forma de fixação da estrutura de sustentação de equipamentos suspensos, este deve atender às seguintes especificações mínimas:

  1. ser invariável quanto à forma e peso especificados no projeto;
  2. ser fixo à estrutura de sustentação dos andaimes;
  3. ser de concreto, aço ou outro sólido não granulado, com seu peso conhecido e marcado de forma indelével em cada peça;
  4. ter contraventamentos que impeçam seu deslocamento horizontal. (Alteração dada pela Portaria SIT nº 201/2011)

Quais são os componentes?

Os componentes podem ser vistos na imagem e no vídeo na sequência. É composto por painéis laterais, nos quais são fixados os guinchos ou sistemas de manivelas. Painéis perpendiculares são a estrutura e fazem a vez de guarda-corpo e corrimão. O piso normalmente é metálico e apoiado nos painéis, além de outras barras de apoio. Quando o sistema é elétrico, há ainda o painel de controle.

Qual é a montagem correta?

A montagem é realizada no chão, pelo encaixe e parafusamento das peças. Os cabos de aço, já presos sobre a fixação no topo da edificação, são passados pelo motor ou sistema de manivelas e a partir desse momento o balancim pode ser erguido.

Os balancins elétricos têm montagem modular, com comprimento variando normalmente entre 1,5m e 8m, variando a cada 0,5m. A largura da plataforma geralmente é de 0,8m. A carga de trabalho, por sua vez, depende se o sistema é manual ou elétrico e do tamanho da plataforma: quanto maior, maior o peso próprio e consequentemente menor a carga adicional suportada

Cavalete com contrapeso

Um desses equipamentos, que necessitam do uso do contrapeso, é o cavalete. Isso proporciona uma melhor comodidade para contrabalancear equipamentos do lado de fora da obra. Dessa forma, ele faz com que seja economizado tempo e que seja aumentada a agilidade na realização de serviços.

Esse uso proporciona uma fácil e rápida montagem do equipamento; transporte pelo elevador e o processo de logística ser feito de forma eficiente. Além do cavalete com contrapeso evitar furos na laje da edificação.

Logo, se você precisa contrabalançar qualquer tipo de equipamento no uso externo da construção, o cavalete com contrapeso é a melhor solução.

O que é um Andaime?

São plataformas elevatórias, que por meio de força manual ou elétrica, são movimentadas no sentido vertical de construções prediais possibilitando um acesso rápido e seguro dos trabalhadores às suas fachadas.

Andaime suspenso manual

O cavalete com contrapeso também é usado no andaime suspenso manual. Esse é um equipamento que fornece aos operários uma forma de se movimentar em alturas do lado de fora da obra com praticidade e segurança, onde sistema de guincho e freio do andaime é feito de forma manual.

Andaime suspenso elétrico

Diferente do andaime manual, o elétrico já consegue realizar o trabalho de guinchar e frear o andamento enquanto se movimenta na fachada exterior de forma elétrica, para mover pessoas, materiais e ferramentas para diferentes localizações.

Tela de proteção

Por fim, o uso do cavalete com contrapeso pode ser usado em parceria com as telas de proteção em construções civis. As telas são equipamentos necessários para cobrir espaços internos e externos, oferecendo assim maior tranquilidade e segurança nas obras.

O que não é permitido na hora do uso do contrapeso?

É proibido o uso de cabos de fibras naturais ou artificiais para sustentação dos andaimes suspensos. Outro ponto são os cabos que devem trabalhar na vertical e o estrado na horizontal.

É de extrema importância que os dispositivos de suspensão sejam diariamente verificados pelos usuários e pelo responsável pela obra, antes de iniciados os trabalhos. Sem esquecer, os andaimes suspensos devem ser convenientemente fixados à edificação na posição de trabalho.

É proibido acrescentar trechos em balanço ao estrado de andaimes suspensos, a interligação de andaimes suspensos para a circulação de pessoas ou execução de tarefas e a utilização de andaimes suspensos para transporte de pessoas ou materiais que não estejam vinculados aos serviços em execução.

Sobre os andaimes suspensos somente é permitido depositar material para uso imediato.

Validações específicas

A largura mínima útil da plataforma de trabalho dos andaimes suspensos deve ser de sessenta e cinco centímetros. Assim como, a largura máxima útil da plataforma de trabalho dos andaimes suspensos, quando utilizado um guincho em cada armação, deve ser de noventa centímetros.

Os estrados dos andaimes suspensos mecânicos podem ter comprimento máximo de 8,00m.

É importante ressaltar que os usuários e o responsável pela verificação devem receber treinamento e manual de procedimentos para a rotina de verificação diária.

Cabos de aço utilizados nas catracas dos andaimes suspensos

  • ter comprimento tal que para a posição mais baixa do estrado restem pelo menos seis voltas sobre cada tambor;
  • passar livremente na roldana, devendo o respectivo sulco ser mantido em bom estado de limpeza e conservação.

Espero que o texto tenha ajudado a entender qual é a montagem por meio de contrapeso, seus erros comuns e a forma correta de se fazer. Assim como todas as regras envolvidas, que são muito importantes de serem seguidas. E na hora de alugar equipamentos e andaimes, entre em contato com a Aeroandaimes!

Central de atendimento: +55 (21) 2580-5503 / +55 (21) 96977-1234
comercial@aeroandaimes.com.br
Skype: Comercial