TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM MOVIMENTO VERTICAL
E SEGURANÇA NO TRABALHO.
 

MONTAGEM DE ANDAIMES: COMO REALIZAR A MONTAGEM DE FORMA SEGURA?

Os andaimes são estruturas montadas de forma provisória com o objetivo de isolar determinado local. Dessa forma, ele concede acesso a muitos trabalhadores.

Montagem de andaimes: como realizar a montagem de forma segura?

 26/07/2021 às 10:49  Andaimes    

Montagem de andaimes: como realizar a montagem de forma segura?

Os andaimes são estruturas montadas de forma provisória com o objetivo de auxiliar no acesso de locais em altura. Dessa forma, ele ajuda a muitos trabalhadores para que executem atividades como obras e instalações, por exemplo, com mais agilidade, facilidade e segurança.

Tipos de andaimes

Eles podem ser feitos de alumínio, madeira ou aço e têm vários tipos. Cada um desses tipos é utilizado para uma atividade diferente. Além disso, se montados da forma correta, podem evitar muitos acidentes e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores

ANDAIMES SIMPLESMENTE APOIADOS

Este equipamento é geralmente utilizado por pintores e carpinteiros em razão da sua altura máxima permitida ser de até 2 metros de altura. Esses andaimes devem ser apoiados em sapatas sobre base sólida capaz de resistir aos esforços solicitantes e às cargas transmitidas. Esse equipamento não pode ser apoiado em cavaletes que apresentem mais de 2 metros de altura.

ANDAIMES MÓVEIS

Eles são estruturas metálicas apoiadas sobre rodas que facilitam a sua mobilidade. São recomendados para superfícies planas e serviços de instalação e acabamento. Os rodízios dos andaimes devem ser providos de travas, de modo a evitar deslocamentos acidentais.

Vale lembrar que esse tipo de andaime só pode ser utilizado em superfícies planas. Atenção! Os andaimes móveis nunca devem ser movimentados com pessoas ou equipamentos em cima deles. Sempre verifique se ele está vazio antes de movimentá-lo.

ANDAIMES EM BALANÇO

Eles são presos na estrutura da obra ou fixados por um sistema de balanceamento. São recomendados na área da construção civil quando não é possível utilizar outro tipo ou não há superfície resistente para apoio.

Estes devem ter um sistema de fixação à estrutura da edificação capaz de suportar três vezes os esforços dos solicitantes. Além disso, a estrutura deve ser contraventada e ancorada a ponto de não permitir nenhum tipo de oscilação.

ANDAIMES SUSPENSOS MOTORIZADOS

Eles são utilizados para trabalhos de pintura e serviços de manutenção predial. Estão disponíveis para utilização em 220v e 380v. Na instalação do andaime motorizado alguns pontos devem ser observados, como: cabos de alimentação de dupla isolação, plugues/tomadas blindadas, aterramento elétrico, dispositivo diferencial residual e ligação trifásica.

ANDAIMES FACHADEIROS

Este tipo de andaime permite a montagem de vários níveis independentes. Ele é indicado para locais mais estreitos e para serviços de manutenção, reforma, construção, revestimento ou pintura de fachadas. Estes não devem receber cargas superiores às especificadas pelo fabricante. Além disso, as cargas devem ser repartidas de forma uniforme para não obstruir a circulação de pessoas e nem limitar a resistência da estação de trabalho.

Norma Regulamentadora 18.15

As normas regulamentadoras são um conjunto de orientações e procedimentos que devem ser seguidos a fim de manter a segurança no ambiente de trabalho. Eles estão previstos na CLT e se não cumpridos podem gerar multas e danos permanentes à empresa que ocasionou o problema.

  1. NR 18.15 fala especificamente sobre o uso de andaimes, indicando o que pode ou não ser feito, mostrando seus vários tipos e limitando algumas funções do mesmo. Veja abaixo alguns pontos importantes mencionados no documento.
  • É proibido a utilização de escadas e outros meios de atingir pontos mais altos nos andaimes.
  • É proibida a utilização de aparas de madeira para confecção de andaimes.
  • O acesso aos andaimes deve ser feito de forma segura.
  • Os andaimes devem dispor de porta-copos e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo perímetro, com exceção do lado da face de trabalho.
  • O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizada por um profissional legalmente habilitado.
  • Devem ser tomadas precauções especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas.

Como fazer a montagem de andaime de forma segura?

A montagem do andaime não é um processo para amadores. Profissionais bem treinados e equipados que devem realizar a atividade. Caso contrário, a montagem equivocada deste produto pode trazer consequências bem sérias tanto para a saúde e segurança dos funcionários, quanto para as pessoas que estão ao redor do equipamento.

Pensando nisso, abaixo listamos 5 cuidados que devem ser tomados durante a montagem de um andaime. Confira!

  1. Escolher a área corretamente: para evitar acidentes é importante ficar muito atento à área que o andaime será instalado. O local precisa conter um solo reto e compacto, capaz de aguentar o peso do andaime, dos trabalhadores e das ferramentas, sem o risco de deslocamentos.
  2. Isolar da forma certa. Os andaimes não devem ficar localizados em lugares com um grande fluxo de pessoas. Por isso, é importante respeitar um isolamento de aproximadamente 2 metros em relação às demais atividades.
  3. Verificar a qualidade das estruturas do andaime: esse ponto é de extrema importância para a segurança dos trabalhadores. O que deve ser checado não é só a parte tátil e visual dos componentes, mas também o esquadro, prumo e alinhamento das torres e/ou cabos.
  4. Prestar sempre atenção no piso: O piso sempre deve ser forrado, nivelado e com material antiderrapante a fim de proporcionar um conjunto resistente, seguro e evitar problemas.
  5. Fornecer e verificar o uso dos equipamentos de segurança indicados para a função: os capacetes com jugular, cintos de segurança, óculos de proteção, botas, macacão, luvas, protetores articulares, entre outros, são itens indispensáveis a quem trabalha montando andaimes ou executa a atividade. Por isso, é importante sempre checar a eficiência e estado dos equipamentos antes de cedê-lo a algum funcionário.

Por fim, não podemos negar que os andaimes são facilitadores. Contudo, é importante ter sempre atenção aos pontos citados anteriormente para que eles não causem um desastre. Vale ressaltar novamente que cada tipo de andaime é indicado para uma situação. Por isso, não deixe de contratar uma empresa responsável e lhe dar as indicações corretas. Uma atitude simples pode salvar a vida de muitas pessoas! E para garantir sua segurança e de seus colaboradores, contrate andaimes com quem entende. Contrate Aeroandaimes!

Central de atendimento: +55 (21) 2580-5503 / +55 (21) 96977-1234
comercial@aeroandaimes.com.br
Skype: Comercial